quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Guerra Fria



Ao fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear,  e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta.  Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.



O nome guerra fria foi dado pois não houve confronto armado entre os dois países.

Guerra Fria Clássica: Foi o início da guerra entre as duas potencias (EUA X URSS).


Plano Marshall (1947): Recuperar as economias europeias, integrando-as a economia capitalista, com ajuda de recursos americanos. Stalin proíbe que países do leste europeu aceitem a ajuda americana.



Bloqueio soviético aos setores ocidentais de Berlim, a criação da Republica Federal da Alemanha (parte ocidental).
Construção do muro de Berlim (1961)

Guerra da Coreia: Divisão da Coreia em duas ( Coreia do Sul e Coreia do Norte) ao norte uma economia socialista e ao sul com uma economia capitalista.
Coexistência Pacífica: Criado por Nikita Kruschev leva a guerra para compôs da economia e da tecnologia. Isso possibilitou a aproximação dos líderes mundiais.

Nova Guerra Fria 
Em 1979, a então URSS invadiu o Afeganistão com o intuito de auxiliar na implantação do socialismo, pois em 1978, os comunistas tomaram o poder no Afeganistão, os EUA temendo a expansão soviética tomaram algumas iniciativas, por exemplo, financiaram o Paquistão onde estavam presentes as bases de ataque. O Afeganistão contava com a colaboração do combatente Osama Bin Laden.

A falta de democracia e a crise nas repúblicas soviéticas aceleraram a decadência dos soviéticos em 1980. Em 1989 cai o muro de Berlim e as duas Alemanhas são unificadas. Gorbashev começa então um processo de mudanças no país e na URSS com acordos com os EUA e reformas econômicas. Era o fim da guerra fria. O capitalismo, vitorioso, começou aos poucos a se implantar nos países socialistas.



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cultura

Nova Zelândia é conhecida pelo seu povo maori. Eles chegaram a mais de 1000 anos atrás vindos de Kawaiki sua terra natal mítica Polinésia. Hoje os maoris compõe 14% da população neozelandesa, contribuindo com sua língua, tradições. O esporte número 1 do país é sem dúvida o rugby, que é tão popular na Nova Zelândia quanto o futebol é no Brasil. A seleção neozelandesa, chamada de All Blacks, é bi-campeã da Copa do Mundo de Rugby (1987 e 2011) e sempre ocupou uma das três primeiras posições desde o início da competição.
Cultura Maori.

Turismo

O turismo é uma importante indústria da Nova Zelândia, contribuindo com NZ$ 15 bilhões do PIB domestico do pais em 2010. A Nova Zelândia é comercializada com "limpo e verde" de aventura, com destinos naturais, como Milford Sound, O Monte Cook, etc.

Milford Sound

  Monte Cook



A Nova Zelândia é um país cheio de natureza, com belas paisagens, uma cultura muito diversificada, é ótimo para estar em sua lista de viagens.