quarta-feira, 13 de maio de 2015


A Europa Oriental é uma região geográfica localizada na área leste do continente europeu. Em comparação com a parte ocidental, a oriental é menos desenvolvida do ponto de vista econômico.


É importante destacar que esta divisão, baseada na localização geográfica, não é uma unanimidade entre os geógrafos. Muitos adotam critérios históricos, culturais e até políticos para estabelecer a divisão da Europa em Oriental e Oriental. O termo Leste Europeu (Europa Oriental) foi muito utilizado no período da Guerra Fria, para fazer referência aos países socialistas sob influência da antiga União Soviética
  • Todos os países europeus apresentam taxa de natalidade baixa demais para manter seu actual nível populacional. Três quartos dos europeus vivem em países com taxa de natalidade média abaixo de 1,5 filho por mulher.Os países com taxas acima de 1,7 filho por mulher são França, Reino Unido, Irlanda e Escandinávia, com médias entre 1,7 e 2,0


  • Europa Ocidental: é formada por países capitalistas desenvolvidos, ou do primeiro mundo, que se caracterizam por apresentarem uma economia de mercado consolidada.

    Economia de Mercado: A maior parte da produção econômica(de bens e serviços) é resultante de empresas privadas: fábricas, comércios, prestação de serviços são controlados por cidadãos particulares. Ou seja, as empresas do setor privado detêm a maior parcela dos meios de produção. O estado só vai interferir na atividade econômica para atender setores, como: educação, saúde, transporte, segurança, etc.

    Europa Oriental: É formada por países ex-socialistas, que até alguns anos tinham uma economia planificada.Atualmente são economias de transição, que não têm uma economia de mercado totalmente consolidada.

    Economia Planificada:A produção econômica é dirigida pelo estado. Fábricas, comércio e serviços são controlados por empresas estatais e os trabalhadores são funcionários do governo.
    Neste sistema a produção econômica é planejada por um órgão central do estado, visando atender as necessidades sociais que este órgão centralizador planejou.

  • Europa Oriental: A Europa Oriental tem também sua economia baseada na indústria, produção de energia e de minerais. Sendo que alguns países estão enfraquecidos por estarem passando por uma fase de transição entre o socialismo e o capitalismo.Os destaques da indústria oriental são a de Moscou e São Petersburgo.


Europa Ocidental: Entre os países da Europa ocidental destacam-se a Espanha, França e o Reino Unido. Estes que possuem uma população de cerca de 196 milhões de habitantes, ou seja, trata-se de uma região muito populosa e povoada.
Bélgica, Holanda e Luxemburgo compõem uma das regiões mais industrializadas do mundo, junto com esses países destaca-se Benelux. Nessa região além da indústria destacam-se a produção de energia, a extração de minerais, o cultivo de cereais e a atividade turística.